-
1. O que é um Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA)?
-
O AVA é uma poderosa ferramenta de ensino à distância muito intuitiva e avançada disponibilizada pela UCSAL. É um ambiente de aprendizagem on-line que é acessado através da internet, e no qual acontece grande parte das ações pedagógicas das disciplinas semipresenciais durante todo o semestre.
-
2. Como faço para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?
-
Na identificação de usuário deve digitar o número de sua matrícula e no campo senha utilizar a SUA – Senha Única de Acesso, ou seja, a mesma senha de acesso ao portal do aluno.
-
3. O que são disciplinas oferecidas na modalidade semipresencial?
-
Regulada pela Portaria MEC 4.059 de 10/12/2004, apresentamos a modalidade semipresencial às disciplinas ministradas com suporte de tecnologia de comunicação tais como site e/ou ambiente virtuais de aprendizagem. Na modalidade semipresencial estas poderão ser oferecidas desde que não ultrapassem 20% da carga horária total do curso.
-
4. Como proceder se a minha disciplina não estiver disponível no AVA, mas em meu horário constar a disciplina semipresencial?
-
O aluno deverá procurar a SGC (Secretaria Geral de Curos) para que sejam feitas as verificações junto a Secretaria e posteriormente, acionado o CEAD (Centro de Educação a Distância) para liberação da disciplina semipresencial no ambiente de aprendizagem.
-
5. Como terei acesso ao material didático da disciplina na modalidade semipresencial?
-
Todo material está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assim como o livro na biblioteca para consulta. Lembrando que não será permitido o empréstimo do material durante a prova, nem o uso de aparelhos eletro/eletrônicos.
-
6. Para que serve o Cronograma?
-
O cronograma serve para que o aluno verifique o período das atividades e avaliações virtuais que deverá participar. Nele é especificado o período da unidade, período para estudos das seções, conteúdos e a descrição da atividade a realizar.
Todas as avaliações serão virtuais, exceto a avaliação presencial obrigatória que acontecerá no dia da semana de sua aula semipresencial, respeitando-se o horário da turma e a sala, de acordo com seu calendário acadêmico.
-
7. Podem ocorrer mudanças no cronograma relacionadas às datas das avaliações e outras atividades?
-
Sim. A comunicação das alterações realizadas sempre será feitas através de nosso mural rotativo, na página principal do AVA e pelos e-mails dos alunos.
-
8. Quando acontecem os encontros (aulas)?
-
Não haverá aula em sala de aula. As atividades e os respectivos esclarecimentos referentes ao conteúdo da disciplina serão através do fórum, mensagem individual e chat com seu professor tutor.
O aluno tem a obrigação de comparecer presencialmente às avaliações (regular e quando for necessária, a avaliação de 2ª chamada), conforme determinado no calendário acadêmico.
-
9. Qual o objetivo do encontro presencial e online?
-
O primeiro encontro presencial tem como objetivo apresentar as ferramentas do AVA, bem como o conteúdo disciplina que será ofertada. O segundo encontro presencial é o momento da realização da avaliação presencial obrigatória. O terceiro encontro presencial será para orientações do trabalho interdisciplinar. O quarto encontro, via chat online, será para orientações sobre a finalização do trabalho interdisciplinar. As datas de todos esses encontros estão disponíveis no banner localizado na página inicial do AVA, bem como no Calendário Acadêmico, no site da UCSal.
-
10. Estou com dificuldades para acessar o Fórum, o que devo fazer?
-
Caso necessite de orientações para acessar o Fórum, envie uma mensagem individual ao seu professor tutor ou compareça ao CEAD – Centro de Educação a Distância e solicite orientação ao monitor presente.
-
11. Em quanto tempo minha dúvida será respondida no fórum?
-
O professor/tutor tem até 48 horas para responder aos questionamentos da turma e esclarecer as dúvidas.
-
12. Perdi a primeira atividade do fórum, posso comentá-la posteriormente ou só poderei comentar a que está em questão na semana?
-
Sim. Caso o aluno ainda tenha dúvidas relacionadas ao conteúdo de atividades passadas, poderá perguntar a qualquer momento.
-
13. As atividades propostas no fórum valem nota?
-
Sim. Lembrando que o sistema não computará a nota das participações nos fóruns temáticos foram do prazo estabelecido.
-
14. Como serão as avaliações?
-
Serão feitas através do AVA (Teste seu Conhecimento e Fórum Avaliativo) , a seção estudada dentro de cada unidade, além de uma avaliação presencial obrigatória, conforme Calendário Acadêmico.
A avaliação presencial da disciplina na modalidade semipresencial será composta de questões objetivas e subjetivas.
As respostas deverão ser marcadas no cartão de respostas (objetivas) e na folha de resposta (discursiva). Ao término da avaliação, o aluno deverá entregar o cartão de respostas junto com caderno de prova devidamente preenchido e assinado.
Questões abordadas durante o debate no Fórum temático da disciplina serão abordadas nas avaliações.
É de inteira responsabilidade do aluno o preenchimento correto do cartão resposta com todos os seus dados: matrícula, nome completo, nome da disciplina, nome do professor etc. A resposta assinalada no cartão deverá ser preenchida por completo com caneta azul ou preta para que não haja erros na leitura do mesmo.
-
15. Em qual conteúdo será baseada cada avaliação?
-
Seções do livro da disciplina
Assuntos debatidos no fórum
Material Complementar
-
16. Posso fazer prova em outra turma embora seja o mesmo professor e disciplina?
-
Não. As provas feitas por alunos de turmas diferentes não serão corrigidas, nem devolvidas. O aluno terá que solicitar segunda chamada.
-
17. Caso eu tenha esquecido de colocar nome e matrícula no cartão resposta, pode ser verificada minha presença pela assinatura na lista de presença?
-
A presença sim, contudo não haverá como identificar a quem pertence à avaliação e a nota não será lançada.
-
18. Chequei atrasado para a realização da prova presencial da disciplina semipresencial qual a tolerância?
-
A tolerância será de 15 minutos desde que não tenha saído nenhum colega da sala. Passado a tolerância o aluno deve solicitar segunda chamada.
-
19. Perdi o dia de realização da prova presencial da disciplina semipresencial como poderei recuperá-la?
-
Poderá solicitar a segunda chamada, através do portal do aluno via requerimento online, dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico. A segunda chamada terá a realização no mesmo turno, dia da semana em que cursa sua disciplina semipresencial, conforme data divulgada no calendário oficial da universidade.
-
20. Há trabalho em grupo para as avaliações na modalidade semipresencial?
-
Sim. O grupo é formado pelo professor no ambiente virtual de aprendizagem a partir da informação enviada pelo líder com os nomes dos integrantes
-
21. Onde posso esclarecer minhas dúvidas sobre o conteúdo da(s) disciplina(s) na modalidade semipresencial que estou matriculado?
-
Para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao conteúdo da disciplina o aluno deverá acessar o fórum tira-dúvidas, o chat e/ou envio de mensagem individual da disciplina na qual está matriculado e enviar sua dúvida ao professor..